quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA II - ARGUMENTAÇÃO - TP 06 (09 A 12 DE NOVEMBRO DE 2009)



Oficina sobre PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA II (ARGUMENTAÇÃO) teve como objetivo refletir sobre os tipos de argumentação e identificar estratégias relacionadas ao planejamento de escrita de textos. No primeiro momento, apresentei o objetivo e o roteiro da oficina. Solicitei que alguns cursistas voluntariamente relatassem as experiências vivenciadas na aplicação do avançando na prática. Logo após recolhi os relatórios. Fiz o acolhimento dos cursistas apresentando o vídeo “espermatozóide”, buscando estabelecer uma relação com a temática da oficina. Sensibilizei a turma por meio de uma análise de imagens, foram três apresentadas. Pedi que comentassem as imagens, dizendo o que as imagens sugeririam, as lembranças que lhes foram despertadas e qual imagem mais agradou. Sinalizei que deveria se escolhida uma imagem, e pedi que argumentassem. Após essa etapa, coletivamente foi sugerido a elaboração de um texto publicitário, uma propaganda, sobre o lugar escolhido. Elegi uma cursista como assistente para registrar as idéias do grupo até que a propaganda estivesse pronta. Elaborado o texto, analisamos os argumentos utilizados para vender o lugar escolhido. Em seguida, procedi às estratégias de vivências de argumentações utilizando o texto “quem você salvaria”. Realizada a atividade, perguntei o que foi priorizado para justificar a escolha? Que tipo de argumento foi usado? Com esse questionamento, começava a mobilização para o estudo do texto de Referência. Pedi ao grupo que lessem e discutissem o “Texto de referência”, para que, após esse momento, relacionar o tipo de argumento que usaram na dinâmica anterior e os apresentados no TP. Retomei o texto produzido propaganda no início da oficina e provoquei a reflexão sobre o processo de construção (planejamento da escrita) questionando: Como as idéias foram organizadas para chegar à produção da propaganda? No que se basearam para expor as idéias? Quais estratégias foram utilizadas para criar o texto? As estratégias seriam as mesmas se fossem produzir um poema? Como eles costumavam pedir produções de textos aos alunos? Enfatizei sobre a importância de se estabelecer o planejamento da escrita atentando para os seguintes aspectos: Para quem escrevo? (interlocutores); Por que escrevo? (objetivo); O que escrevo? (assunto); Como escrevo? (modo de dizer - linguagem); Que gênero escolher? Em seguida, realizei uma atividade de produção textual em que seria necessário o uso do planejamento da escrita. Depois pedi que socializassem as análises do texto para em grupo refletíssemos sobre o planejamento de escrita usado para a produção dos textos. Sistematizei as discussões retomando a fundamentação teórica do texto de referência e enfatizando a importância das estratégias para o planejamento da escrita. Por fim, solicitei a avaliação da oficina.

Um comentário:

  1. A questão maior nesta oficina foi confrontar as nossas práticas em relação aosuposto "erro" pois com o decorrer da profissão a gente esquece realmente dos valores linguísticos que fazem os alunos avançarem e não bloquearem no aprendizado e nos prendemos em sua grande maioria das aulas e das avaliações na gramática normativa,bem como reavaliar conceitos sobre a gramática prática.Foi inquietante e conflitante mas de suma produção e transformação de paradigmas.NELMA DEISE

    ResponderExcluir