quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OFICINA CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA - TP 02 (23 A 26 DE NOVEMBRO DE 2009)



Oficina sobre CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA teve como objetivo discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise lingüística. No primeiro momento, acolhi os cursistas com o texto “A CRIAÇÃO” que foi lido e discutido com todos. Em seguida, li em conjunto com os cursistas o roteiro e o objetivo para os cursistas. Coloquei na lousa o enunciado “morda minha língua” e fomentei algumas discussões de modo a motivar os conhecimentos prévios, questionando o que eles esperavam encontrar em um texto com aquele título e em quais gêneros textuais ele poderia aparecer. Apresentei aos cursistas a letra da música “morda minha língua” de Eliana Printes. Passei a música integralmente e depois provoquei algumas questões: de que fala a letra da música? Que sentidos você observa no verso “Fale minha língua, morda minha língua”? E em “No meio da bobeia desse baticum”? Você pode estabelecer uma relação entre a letra da música e o dia-a-dia do professor? Você trabalharia esta música com alunos de 5a a 8a série? Como? Em seguida, entreguei uma folha de ofício e solicitei que conceituasse GRAMÁTICA, pedi que lessem os conceitos e logo depois entreguei fichas intituladas: GRAMÁTICA TRADICIONAL, GRMÁTICA INERNALIZADA, GRMÁTICA DESCRITIVA, ENSINO PRODUTIO, ENSINO REFLEXIVO E ENSINO PRECRITIVO. Novamente, pedi que conceituassem no verso da folha as novas instruções. Assim, estava mobilizando os conhecimentos prévios dos cursistas para a fundamentação teórica do TP, o que aconteceu após essa etapa. Terminado o momento da leitura e discussão do texto de referência, solicitei também as leituras, em grupos, do TP nas seções que conceituavam os tipos de gramática e seus respectivos ensinos. Entreguei para os cursistas o texto “A FAZENDA” produzido por um aluno de 5ª série e pedi que eles realizassem uma análise lingüística considerando as concepções de gramática abordadas durante a oficina. No decorrer das apresentações, ia perguntando que critérios estavam sendo utilizados para correção, quais fatores foram os mais relevantes e como eles trabalham a necessidade da reescrita do texto. Finalizada a etapa, pedi que eles avaliassem oralmente a oficina.

Um comentário:

  1. postei o comentário desta oficina no TP,apague p mim pois não tah funcionando o copiar e colar do mouse neste site,acho q foi alguma configuração sua. NELMA DEISE

    ResponderExcluir