quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OFICINA ESTILO E COERÊNCIA - TP 05 (19 A 22 DE OUTUBRO DE 2009)



Oficina sobre ESTILO E COERÊNCIA teve como objetivo compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos. No primeiro momento, fiz uma homenagem ao dia do professores utilizando a letra de uma música e que refletida, analisada por todos. Foi um momento de muita interação humana. Em seguida, solicitei que os cursistas socializassem as vivências do “avançando na prática” aplicados nas escolas. Procedi à mobilização dos conhecimentos distribuindo fragmentos de musicas de estilos variados. Cantamos os trechos das músicas e depois fiz alguns questionamentos do tipo se seria possível perceber estilos diferentes, quais marcas eram reconhecidas determinantes dos estilos, se o reconhecimento do autor ajudaria a perceber ou identificar o estilo e se o gênero textual contribuiria para a caracterização do estilo. Logo depois, realizei uma dinâmica do “frango” com os cursistas em que a atividade enfatizava marcas lingüísticas que identificam o estilo dos autores, assim como, uma reflexão sobre estratégias de coerência no processo de atribuição de sentido. Aproveitando a sequência das discussões e objetivando realizar o estudo do texto de referência do TP, fiz alguns questionamentos: que palavras são importantes em um texto? Há palavras que podem ser retiradas do texto, sem prejudicar seu sentido? Quando passamos um telegrama, que tipo de palavras escolhemos? O texto tem sentido? Partindo desses questionamentos, convidei os cursistas para fazer a leitura do texto de referência que aborda um pouco das questões discutidas nas páginas 54 e 55 do TP. Solicitei, posteriormente, a síntese das idéias centrais do texto de referência no flip-chart para fomentar a abordagem teórica do tema. Pedi aos cursistas que realizassem a leitura e análise das atividades do TP que tratavam dos aspectos relacionados a coerência: conhecimentos prévios, pistas textuais, gêneros, inferências entre outros. Logo após pedi que realizassem um estudo dos avançandos na prática de modo que enfatizasse o objetivo, o conteúdo, adequação à série, tópicos e descritores da matriz de referência. Terminada as apresentações, sistematizei as discussões abordando os tipos de coerência presentes nos textos: Coerência sintática; Coerência semântica; Coerência temática; Coerência pragmática; Coerência estilística; Coerência genérica. Conclui esse momento falando que se todos os tipos de coerência funcionarem harmonicamente, em conexão com fatores de ordem cognitiva, como: ativação de conhecimentos previamente constituído e armazenados na memória, conhecimento partilhado e produção de inferências será possível aos interlocutores, nossos alunos, construir um sentido para o texto. Disse também que a coerência não está no texto, mas é construída a partir dele na interação, com a mobilização de uma série de fatores de ordem discursiva, sociocognitiva, situacional e interacional. Encerrei as atividades com a avaliação da oficina.

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