quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OFICINA DE LETRAMENTO - TP 04 (28 DE SETEMBRO A 01 DE OUTUBRO)



Oficina sobre LETRAMENTO teve como objetivo sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita. Reservei para o início da oficina o momento de socialização/relatos dos avançandos na prática. Pedi que alguns relatassem sobre a experiência vivenciada por eles. Em seguida, Entreguei aos cursistas o diário de bordo e expliquei que ao final da oficina eles me entregariam com os registros de suas impressões, seu aprendizado, pontos marcantes, tudo de significativo que ocorreu durante a oficina. Levei o clip da música “meu caro amigo” de Chico Buarque e Francis Hyme para apreciar com os cursistas. Logo após, fiz alguns questionamento: O que mais lhe chamou a atenção nesse texto? Qual a sua finalidade? (fiz uma breve análise da canção - a utilização deste como pretexto para retratar a situação do país, a falta de liberdade das pessoas, a perseguição política, etc.; palavras que marcam a distância entre os interlocutores; as dificuldades de poder comunicar-se com ele; a finalidade de mandar notícias por meio de fita...; Qualquer pessoa alfabetizada consegue fazer esta mesma leitura que fizemos da canção? Por quê? Dei início a discussão para Letramento, diferenciando “Letramento” e “Alfabetização”. Fiz uma dinâmica em que eles deveriam construir situações sócio-comunicativas. Após apresentação, cada grupo deveria falar brevemente sobre sua apresentação, levantando considerações dentro da perspectiva do letramento, relacionando as características, finalidade, possíveis interlocutores, possível intenção do locutor, linguagem, entre outros das situações de uso da língua. O formador deverá comentar sobre as diversas situações de letramento a que estamos submetidos durante todo o tempo e refletir sobre como a escola se comporta diante da proposta de letramento. Por fim, sistematizei as discussões falando sobre letramento (diferenciando letramento de alfabetização; retomando conceitos de analfabetismo, alfabetismo, iletrado; alertei sobre o processo de letramento; a importância da cultura e o papel do professor e da escola nesse processo. Ressaltei a importância dos procedimentos, estratégias e objetivos de leitura. Retomei o texto de referência do TP 03, ressaltando a importância dos diversos gêneros textuais no processo de letramento, contextualizando com os diversos textos de circulação social previamente fixados nas paredes da sala. Entreguei a cada cursista a matriz de referência de LP para ser usada em todas as oficinas. Recolhi o diário de bordo com as impressões dos cursistas que avaliaram a oficina.

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